quarta-feira, 5 de março de 2014

Lacoste investe no Brasil como o 3º país no ranking de vendas da marca



#PARIS - A Lacoste aposta que em 2 anos seremos o 3º país do mundo a vender mais produtos assinados com o crocodilo, atrás apenas dos Estados Unidos e França.
- Minha meta hoje é ter uma loja conceito em São Paulo ou Rio, ou    em ambas as cidades - revelou enfático, Mr Jose Luis Duran, CEO da marca que virou ícone francês, e comemora 81 anos se renovando. No vídeo, o desfile inverno 2014/15, que aconteceu no sábado, na Semana de Moda de Nova York.
- Estamos em ótima posição no Brasil. De 12º lugar no ranking das nossas top countries (países que mais vendem) à subida vertiginosa para o 5º lugar em 4 anos e dentro de mais 2, está previsto um pulo para o 3º. Este será o nosso jogo brasileiro, o top 3 game - afirma o executivo. 
A entrevista para o ModaMasculina, aconteceu no QG, na rue de la Chaussée dÀntin, na capital francesa. Espalhada por todo o planeta em 1200 multimarcas e 80 Lacoste Boutiques, a empresa que já foi copiada mundo afora, faturou € 1.6 bilhões, em 2011.
O carismático e elegante, Mr Duran, afirmou que no Brasil, o "le croc" - apelido de René Lacoste (1904/1996) nas quadras de tênis - não precisa explodir em multimarcas de norte a sul do país, mas continuar investindo na meta de ser uma referência de um estilo de vida sofisticado, elegante, esportivo e saudável. Ressaltou a importância da autenticidade unida à qualidade.
Inquestionável objeto de desejo e status, a marca da camisa polo com um crocodilo bordado no peito, e que foi a primeira da história da moda, a usar um logotipo aplicado do lado de fora da roupa, tem uma política severa contra a pirataria. Em 2011, mais de 25 mil camisas polo foram retidas na alfândega, do Porto de Santos. Em 2012, mais de 325 mil foram apreendidas no Shopping São Paulo, na Rua 25 de Março, na capital paulista.
Mr Duran afirmou que a história da Lacoste no Brasil, está sendo escrita agora. A marca é bem conhecida por aqui, tem credibilidade e bons negócios mas ainda precisa fazer um barulho para dizer a que veio. Num momento em que quase todas as grandes grifes de luxo fincam pé em território nacional, o crocodilo vê necessidade do investimento em uma ou duas Lacoste Boutiques, que possam dar o tom da imagem e lifestyle agregadas ao logo.


Enfatiza que a grife já está construindo aqui uma imagem emocional, e cita as parcerias que rolaram e ainda podem acontecer com os irmãos Campana, e diz que Guga Kuerten é um dos principais embaixadores da Lacoste. O desfile que acontece duas vezes por ano em Nova York,  desde 2010, sob a direção criativa de Felipe Oliveira Baptista (abaixo), só é repetido com produção nacional no Brasil e na Coréia.


Há 6 meses a empresa assinou uma parceria com o time olímpico da França, que, segundo Mr Duran, é ligado à herança esportiva francesa da marca. Mas, acrescentou que o fato de os Jogos Olímpicos acontecerem no Brasil em 2016, influenciou na estratégia.
- É uma decisão de visibilidade egoísta, mas também é um link entre o nosso home marketing, com olhos no futuro crescimento do nosso negocio brasileiro - completa.
 As máximas sacadas do Monsieur José Luis Duran, sobre o crocodilo:
REDES SOCIAIS:
-  Acredito na transparência em nossas redes sociais. Somos provavelmente uma das marcas que tem mais seguidores no Facebook, 12,5 milhões de fãs. Temos que ser realistas. Não são mais de 12 milhões de clientes ou de consumidores, mas, se 10% deste montante falar mal da marca, será trágico.
TRANSMISSÃO DE DESFILE EM TEMPO REAL = novidades da marca chegando ao consumidor em real time
- No mundo atual, nada mais é secreto e a avaliação de um fashion show mudou de formato. Antes eram pessoas privilegiadas, que bem sentadas, informavam ao mundo o que tinham acabado de assistir. Hoje, todos tem smartphone, alguns tuitam 3 fotos clicadas no backstage antes do desfile começar e as joga na rede. Penso que nós mesmos temos que levar esta informação de nosso produto, ao nosso consumidor final. Isso ainda não está acontecendo agora, mas tem em que acontecer num curto espaço de tempo.
BRAND PROMISSE (promessa da marca) = Life is a Beautiful Sport.
- Nos ultimos meses juntei todas as equipes para retrabalharmos nossas brand promises. Não para mudar e sim renovar. Nada se muda em uma marca de 80 anos. Adapta-se - upgrade - aos novos tempos. Recomendei: peguem nossos heranças, elegância, alegria de viver e autenticidade, coloquem num liquidificador. O resultado? 


- Life is a Beautiful Sport é sobre movimento, sobre estar vivo, esporte, competicão mas também fair-play. Jogo limpo. É assim que estamos retrabalhando, construindo essa nova brand promisse e tudo será redesenhado, mudará de atitude. Dos produtos, às lojas. Tudo que nos aproxime do consumidor.
Termina a entrevista, sai da sala e vai pessoalmente buscar o livro L.12.12 by Charles Fréger, com o qual me presenteou. O nome do filme acima é "The Big Leap"- o grande pulo. Em bom português de hoje, tranquilamente, poderia ser traduzido como: "se joga!!!".

Lula Rodrigues

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